Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos


 

HEROÍSMO

 

Na cultura popular é comum a presença de heróis; nem sempre eles têm superpoderes. Podem ser famosos ou anônimos, reais ou fictícios, acabam entrando no imaginário do público e causando impacto em inúmeras vidas.

O conceito de heroísmo é relativo para cada um de nós. Para alguns, o indivíduo precisa salvar vidas para ser considerado; para outros, pequenos atos de grande importância já acabam contando. O fato é que em nossa sociedade, vários cidadãos praticam atos de bravura diariamente, e acabam em muitos casos não sendo valorizados de forma devida. Um exemplo disso são os bombeiros, que correm risco para salvar o próximo, e não são reconhecidos por parte da população e da população. Em grandes tragédias, vêm à tona histórias de pessoas que arriscam a própria integridade (e em tristes ocasiões, terminam falecendo) para auxiliar o outro. Nos atentados de 11 de setembro, centenas de combatentes acabaram morrendo no desabamento das torres, muitos deles já compreendiam o seu destino, ao olhar para os prédios em chamas, encararam o perigo mesmo assim.

Os heróis impactam a vida de todos, em especial pela sua coragem e luta. No Brasil, temos alguns: Tiradentes tornou-se o mártir da república em nosso país. Ou ainda Maria Quitéria, primeira mulher a lutar pelo exército brasileiro, mesmo enfrentando a proibição e o preconceito (ainda maior) da época. Histórias como essa, servem como estímulo para homens e mulheres enfrentarem os desafios da vida com coragem e força. Em alguns casos, o indivíduo nem sabe quando pode entrar para história. Às vezes, é apenas mais um dia comum na rotina do dia a dia, mas o imponderável pode ocorrer e fazer com que tomemos uma atitude. Exemplos como os citados acima, podem servir de “combustível” para isso.

Portanto, qualquer que seja o conceito de heroísmo adotado por cada um de nós, é importante o papel dos heróis em nossa sociedade. Existem vários tipos, e podem estar ao nosso lado, na vida real, não apenas nos filmes de Hollywood.

Rodrigo Bernardes Santiago dos Santos - 19 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 15/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras