Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

E-books
2ª FASE MODERNISTA - POEMAS CRIADOS A PARTIR DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil e Alunos do 3º Ano Ensino Médio do Colégio Conhecer - Porto Alegre-RS.
Ano: 2010
Tamanho: 822 KB
Formato: EXE
Sinopse:
As Produções “POEMAS CRIADOS A PARTIR DE UMA NOTÍCIA DO JORNAL ZERO HORA”, tiveram como referência a análise e a interpretação do poema “Poema Tirado de uma Notícia de Jornal”, de Manuel Bandeira e da leitura de exemplares do Jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre/RS, do período de 30 de maio a 09 de junho de 2010. Esse trabalho foi realizado, pois, ao encerrarmos os estudos de uma unidade literária, fazemos o fechamento com uma criação poética que explore as características da mesma. A unidade concluída tratava-se da 2ª Fase Modernista, que revelou talentos extraordinários, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, dentre outros. Esses, além de permitirem que versos brancos e livres e formas tradicionais fossem cultivados, abordaram temas com tendências universais, embora, no período, tenha surgido a poesia intimista. O autor escolhido foi Manuel Bandeira, pois ele ajusta tema e forma ao espírito das emoções que desejava expressar. Outro motivo da escolha deve-se ao fato de eu, como Professora de Literatura, ter o objetivo de despertar o interesse dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio pelo comum e pela aventura de traduzir o cotidiano de forma literária, demonstrando que qualquer fato pode ser transformado em arte poético.

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
CAMINHOS LÍRICOS E POÉTICOS
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil
Ano: 2009
Tamanho: 1 MB
Formato: EXE
Sinopse:
O E-Book “Caminhos Líricos e Poéticos” é obra comemorativa aos 10 anos da Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI”, de Cruz Alta, RS. Os trabalhos, que a compõem, destacam a subjetividade como um aspecto lírico ímpar e, em outros, levam-nos a uma análise profunda, transpassa-nos expressiva qualidade onde sua singularidade é revelada no decorrer de sua leitura, possibilitando-nos uma caminhada por espaços ora reais, ora imaginários, descritos através de belíssimas imagens e de uma linguagem sedutora e dinâmica. “Caminhos Líricos e Poéticos”, como um todo, é encanto, sensibilidade, fantasia e misticismo, pois a forma como os autores tratam suas emoções e seus sentimentos é fascinante. As palavras transformavam-se em ícones sensoriais, passíveis de serem evocados e sugeridos por meio de harmonias entre luzes, sons, perfumes e cores as quais permitem uma leitura prazerosa e envolvente, transcendendo o imediato e o material para revelar o mistério, o vago e o oculto da vida interior. A Caminhada Literária da Rozelia Scheifler Rasia, FUNDADORA da ALPAS XXI, tem sido árdua. Ao longo destes DEZ ANOS, ao publicar as COLETÂNEAS, proporcionou-nos alegrias, doces vivências e realizações, sempre, com muito respeito, carinho, comprometimento, amizade, autenticidade, companheirismo e amor. Rozelia, em 20 de Novembro de 1998, ao criar a “A Associação Artística e Literária ‘A Palavra do Século XXI’” contou com o apoio de vários escritores e amigos.

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
HAICAIS
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil e Alunos da 8ª Série do Colégio Conhecer - Porto Alegre-RS
Ano: 2010
Tamanho: 802 KB
Formato: EXE
Sinopse:
Num momento em que a sociedade vivencia inúmeras situações de violência e incertezas, a família e a escola enfrentam o grande desafio de educar. Procuro, como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, diversificar minhas atividades a fim de tornar mais interessante o trabalho escolar. Meu objetivo maior não é transformar os alunos em poetas ou escritores, mas envolvê-los em situações que os conduzam à aprendizagem pela observação, reflexão, produção, análise e crítica, valendo-se do raciocínio coerente e lógico, estimulando-os à criatividade, à interpretação, à convivialidade, ao companheirismo, ao respeito e à construção de uma autoestima positiva - capacidade de expressar sentimentos e emoções, conhecimento de outras culturas e produções literárias, qualificação da produção escrita, gosto pela leitura e integração da garotada entre si e com a Escola. O Projeto "Construindo a Escrita" tem permitido a muitos estudantes a entrada no mundo literário através de participações em concursos e publicações nacionais e internacionais, promovendo um desenvolvimento progressivo de suas potencialidades. Sem dúvida, a produção textual traduz sensibilidade, talento, liberdade e a expressão lírica de alguns jovens em maior profundidade e de outros, mais superficialmente, mas isso não desvaloriza os "Haicais", pois, no geral, esses se dispuseram a mostrar aquilo que lhes é tão íntimo e belo: seus quereres e emoções.

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
PALAVRA, A LINGUAGEM DA VIDA!
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil e Alunos do Ensino Médio do Colégio Conhecer
Ano: 2011
Tamanho: 4 MB
Formato: EXE
Sinopse:
“Palavra, a Linguagem da Vida” baila sobre os mais diversos temas que afloram corações e almas adolescentes, levando o leitor a refletir sobre seus gestos e vivências. Contém versos e prosas que emocionam, e deixam a certeza de que amanhã estaremos diante dos mais perfeitos e românticos escritores. Marulhar ímpar de muitas águas e ideias unidas por pensamentos e situações diversas, convergindo num só ponto, a VIDA.
 
ROMANCE INTERATIVO - FANTÁSTICA HISTÓRIA DE UM MUNDO ALÉM DA IMAGINAÇÃO
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil, Alunos da 8ª Série 2007, do Colégio Conhecer e Porto Alegre-RS.
Ano: 2008
Tamanho: 2 MB
Formato: EXE
Sinopse:
Por que escrever um Romance Interativo com os alunos de 8ª Série? Em 2007, o renomado escritor Marcos Cesar Alves de Toledo, do Celeiro dos Escritores, de Santos/SP, coordenador dos trabalhos do 1º Romance Interativo dessa Senda Literária que envolveu “doze pessoas com diferente formação profissional, experiência de vida, estágio do ciclo de existência que emprestaram a obra nuances muito interessantes, despertando e surpreendendo os leitores pelas inusitadas situações que o enredo da história foi tomando e que culminou com seu final inesperado”, do qual participei. Atividade essa fascinante e desafiadora. Porto Alegre... Colégio Conhecer... 8ª Série... Início do 2º Trimestre, leitura extraclasse: “Frio como a Pedra”, de Robert Swindells, tradução de Silio Baccanera, publicado pela Editora Salamandra: texto envolvente e conciso com atmosfera tensa despertou e animou o interesse da turma pela leitura pela riqueza de estímulos temáticos e visuais explorados pelo autor. O projeto “Imagens & Textos construindo Histórias e Versos”, a partir desse momento, ganhou mais um gênero textual: “o Romance”. Quanto aos capítulos, a escolha não foi espontânea; houve sorteio. No início, a atividade assustou alguns; depois, os obstáculos foram sendo, aos poucos, superados e a produção dos capítulos tornou-se um entusiástico e agradável desafio. A meninada, de imediato, engajou-se na redação da história não só demonstrando comprometimento, mas entrosamento sequencial e criatividade.

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
SINFONIA DA PALAVRA
Autoria: Ilda Maria Costa Brasil
Ano: 2008
Tamanho: 537 KB
Formato: EXE
Sinopse:
“Sinfonia de Palavras” é uma homenagem da atual Diretoria da Academia de Artes, Ciências e Letras “Castro Alves” a todos os Acadêmicos desta Senda Cultural pelo seu 42º ANIVERSÁRIO. A Academia nasceu na década de 60, época da explosão de criatividade na Música Popular Brasileira. O ano de 1965 marcou o início dos grandes festivais da música brasileira. Nesta Obra “Real e Imaginário fazem uma só realidade, sem que os limites de um ou de outro possam ser estabelecidos”. Nela contém poemas, dentre os quais há também letras de música e duas prosas. Alguns trabalhos são extremamente líricos e ternos; outros, críticos e engajados em problemas sociais. Todos, agradáveis e fascinantes registros de emoções e sentimentos numa linguagem fluente e viva. Há clareza nas idéias e riqueza de cores e imagens. Com este E-Book, espero reafirmar os objetivos de Celeste Maria (de Amaral) Masera Lourenço, Fundadora da Academia tal qual divulgar a singularidade das produções do Quadro Acadêmico, assim como enaltecer qualidades literárias do grupo, ratificando a posição de destaque que, sem dúvida, ocupam no contexto literário gaúcho e nacional.

Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras