Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



ONDE TUDO COMEÇOU
 
Agosto de 2011. Capital Catarinense. Praia Mole. Inúmeros surfistas e admiradores do surfe à beira mar e circulando pelas ruas. Circuito Oakley de Surfe Profissional.
Tal Evento atingiu o limite máximo de inscritos para três dias de competição e reuniu 144 surfistas de quatorze estados, como os ex- campeões brasileiros Jihad Kodhr e Peterson Rosa, além de talentos da nova geração. Enquanto as provas não iniciavam, alguns atletas aproveitavam a manhã de sol para treinar; outros demonstravam preocupação com a previsão das condições do mar, a qual indicava que a ondulação perdera força e as ondas deveriam manter a altura de meio metro nos próximos dias; condições adversas às ideais. Os participantes do evento, de modo geral, estavam confiantes e esperavam obter uma excelente classificação.
A praia Mole tem esse nome devido à areia solta e macia. Fica a 15 km do centro de Florianópolis/SC, na parte leste da ilha, entre a Ponta do Gravatá e a praia da Galheta; e é diariamente frequentada por muitos surfistas, sendo, também, um dos lugares favoritos para a prática do futevôlei.
Os banhistas que a visitam, de modo geral, são cuidadosos e precavidos; não se deixando envolver somente pela beleza e encantamento da natureza, estão conscientes de que precisam respeitar as sinalizações já que, nessa região, o mar tem muito repuxo e é bastante revolto, requerendo muita habilidade e atenção por parte de todos.
Na praia Mole, a “Associação Verde Futuro”, que é responsável pelo movimento SOS Praia Mole, promove periodicamente a limpeza do local e realiza campanha de conscientização sobre coleta seletiva do lixo e ações para impedir a destruição da natureza, ação extremamente valorizada por banhistas e moradores.
Em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, os pais de Marco estavam bastante apreensivos; era a primeira vez que o garoto iria participar de um Campeonato de Surfe nessa modalidade. A história dessa cidade remete ao ano de 1750, quando surgiram as primeiras estâncias jesuíticas dos Setes Povos das Missões, de São Luís, São João e São Lourenço. Foi em abril de 1800, que o naturalista espanhol Félix de Azara fundou, junto ao Cerro do Batovi, uma povoação, a qual chamou de São Gabriel. Esse município foi marcado por diversos combates e batalhas que estão na história, não só do município, mas também na História do Brasil.
São Gabriel está localizado na Região da Campanha gaúcha, próximo da fronteira com o Uruguai, sendo banhada pelo curso do rio Vacacaí; tem uma paisagem típica da Região do Pampa, com campos situados em coxilhas de baixo declínio, possibilitando a visualização do horizonte, o que encanta os moradores e turistas da cidade. Está localizada junto à BR-290 a 320 km de distância da capital do Rio Grande do Sul, na Fronteira Oeste. É a Terra dos Marechais; a Princesa das Coxilhas; a Atenas Rio-Grandense.
Marco e seus dois amigos costumam se hospedar no Residencial “Marcelo e Irene”; local que, além de ficar próximo à praia Mole, oferece uma linda vista para a Lagoa da Conceição; confortáveis apartamentos e excelente atendimento.
Os gaúchos mal deixaram as mochilas na pousada e caíram no mar. Enquanto surfavam, um pequeno incidente ocorreu. Marco, acidentalmente, bateu na prancha de uma menina, jogando-a no mar. Ciente do problema, interrompeu seu treino e a socorreu.
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 28/06/2015
Alterado em 28/06/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras