Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos


 

À POETISA DO CORAÇÃO

 

Lá fora, soprava um vento frio, que, ao lermos alguns sonetos da Fundadora da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves e do Clube Infanto-Juvenil Erico Verissimo, Sra. Celeste Maria Masera Lourenço, transportou-nos ao seu Magnífico Universo Literário: “Tudo ficou nas brumas da distância / Tudo ficou nos nossos corações / Anda, pelo ar, somente esta fragrância / Como um perfume azul de sensações.”

Quanta sensibilidade e imagens! Celeste Maria, em seus sonetos, captou pequenas coisas e falou delas com encanto, sedução, beleza e maestria; embora, em outros fale de perdas e dores. A cada obstáculo, agia com mais garra e desejo de vencer. Nada o enfraquecia. Usava o tempo, com fascínio, energia e criatividade para produzir mais e mais.

Em certos poemas, às vezes, transpassava medo de suas emoções, momentos, em que afirmava olhar a vida com mais atenção.

Queremos para nossas poesias um pouco do lirismo, dos tons crepusculares, do intimismo, da subjetividade, do sensorialismo e do canto humanitário de Celeste Maria Masera Lourenço.

Neste E-Book, comemorativo ao Aniversário, 17 de março, da “Poetisa do Coração”, Pessoa que, além de abrir as portas do meio literário a muitos, deixou-nos um legado espetacular, a nossa Gratidão.

Sentimo-nos lisonjeadas em representarmos a Diretoria do Clube Infanto-Juvenil Erico Verissimo.

 

Celeste Maria Masera Lourenço - *17.03.1929, Porto Alegre/RS +07.06.1998, Porto Alegre/RS - Fundadora da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves - Porto Alegre/RS.

 

 

Andrea Oliveira Porto Nunes – Presidente - Maria Flor dos Santos Seefeldt – Vice-Presidente - Angelina Ponsi Mulinari – Secretária
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 17/03/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras