Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos


 

PAIXÕES EM COPACABANA 

 

Copacabana, Rio de Janeiro, 1949. Um casal, com vinte anos, tão logo se conhecera, impetuosamente se apaixonara. Ela se chamava Andréia e, ele, Valentim. Andréia, gaúcha e branca, trabalhava em uma lanchonete e morava com a irmã mais velha, Miriam, que trabalhava em um supermercado. A família é de classe média, descendentes de italianos, por parte de mãe, e, de portugueses, pelo pai. Valentim é um catarinense negro, que trabalhava como motorista de táxi, descendente de portugueses, por parte de mãe, e, de espanhóis, pelo pai. Sua família pertencia a classe alta.

Os dois moravam em Copacabana. Miriam, de vinte e cinco anos, sentia inveja da beleza da irmã e por ela estar apaixonada por Valentim. Miriam nunca tinha tido namorado nem se apaixonado. Andréia conheceu Valentim um mês antes da Miriam. Miriam o conhecera, em outra situação, em um supermercado. Fora às compras enquanto Andréia estava trabalhando na lanchonete. Descobriu que havia um relacionamento entre a irmã e o rapaz, no caixa, ao ver sua foto, quando ele abriu a carteira para pagar os produtos.

Rápida, disse-lhe;

– A foto que tens contigo é da minha irmã.

Valentim ficou surpreso ao saber que a moça da foto era irmã de Miriam. Mais tarde, ao reencontrou a irmã, no apartamento onde moravam, disse-lhe que Valentim lhe dera em cima.

Miriam mentiu à irmã sobre Valentim. Acusou-lhe de ser traidor e “galinha” (aquele não leva a sério seus relacionamentos amorosos). No dia seguinte, Andréia procurou Valentim, no calçadão de Copacabana, e comentou-lhe que a irmã falara mal dele. O rapaz argumentou que a garota, com certeza, interpretara mal o seu comportamento. Andréia, preocupada, voltou ao trabalho na lanchonete.

Um mês depois, Andréia descobriu que Miriam lhe mentira. Procurou a irmã e disse:

– Valentim não é “galinha” nem traidor, ele me ama!

Miriam, arrependida, pediu desculpou à Andréia e saiu dizendo:

– Fica com Deus! Adeus!

Miriam, cantarolando, desceu as escadas, pretendia tomar banho de mar, mas, ao atravessar a rua, foi atropelada por um ônibus lotado de passageiros, que estava em uma velocidade muito alta, falecendo na praia de Copacabana.

Cinco anos depois, em 1954, Andréia e Valentim se casaram, em uma igreja, na Baixada Fluminense, local onde foram muito felizes. Optaram por não ter filhos.

 

Copa

Anita Regis Gomes – 18 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 30/11/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras