Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos


 

PINGO E BJORK

 

Era um dia frio na Antártica. O gelo estava por toda parte. Tudo branco na cidadezinha, onde viviam dois amigos pinguins, Pingo e Bjork. Os dois eram pais recentes e seus bebês eram muito pequenos. As mães saíram de barco para pescar. Os pais ficaram com o trabalho de aquecê-los.

No final do dia, as mães chegaram tristes do mar, não havia mais peixes. Tentaram jogar as redes, muitas vezes, e, nada, só lixo: muita garrafa pet, sacos plásticos e o temido canudo que tem entrado no nariz dos bichos e feito inúmeros estragos.

Quem está jogando lixo lá? Serão os próprios pinguins da cidade? Como puderam fazer isso? É difícil de acreditar!

Pingo e Bjork pensaram bastante sobre o problema e decidiram agir em prol do futuro dos seus filhos e de todos os pinguins da comunidade. Para tal, foram atrás do livro "Consequências da revolução industrial". Após, leitura participativa, estudaram-no com atenção e, a seguir, transpassar os ensinamentos adquiridos aos demais.

Com isso, criaram uma ONG para conscientizar, não só sua cidade como outros lugares a manterem o mundo limpo. O futuro de todos depende da preservação do meio ambiente. Os peixes, aos poucos, voltaram à vida.

Leandre Zegarra Paz Ferrari de Campos - 17 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 30/10/2021


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras