Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



ADOLESCÊNCIA
 
A adolescência é uma fase de nossa vida, entre a infância e a maturidade. Um momento em que os jovens se encontram com muitos questionamentos sobre a vida, sobre como seguir, pensar e agir. Ela costuma ser dividida em etapas: o desenvolvimento físico e emocional, a puberdade e a fase de desenvolvimento das responsabilidades.
No poema ‘O Adolescente’, Mario Quintana trata esse período da vida como se fosse um momento de descobertas. Desde cedo, tentamos buscar exemplo de como e o que ser dentro de casa com nossos pais ou responsáveis. É dessa mudança significante que passamos a decidir o que é melhor para nós mesmo, a partir de figuras favoritas, sejam elas ídolos, amigos ou conhecidos, escolhas essas que deixam de ser ditadas. Começamos a definir nossas preferências, por mídias como filmes, livros e músicas, relacionamentos, amizades e muitos acabam decidindo sobre o seu futuro.
No poema ‘As Pombas’, Raimundo Correia explora a nova liberdade nessa hora. Ele usa asas para definir esse conceito, como se assim as liberássemos, logo partiríamos. Isso aconteceria pelo fato de querermos seguir atrás de nossos sonhos e termos a nossa própria casa; algo que passa a se tornar um objetivo, cada vez mais, desejado. Contudo, ainda há aqueles que resolvem simplesmente fechar seus olhos e se trancafiarem em um mundo, onde nada acontece. Essas pessoas acabam atrasando a nossa geração, terminam por não ter a chance de ver o mundo como ele é.
A adolescência, conhecida pelos pais, também, como ‘aborrecência’, pelo fato de ser a época em que manifestamos o querer seguir nossos próprios ideais e caminhos. Já, entre alguns jovens, essa fase é caracterizada por dificuldades e obstáculos; enquanto, para outros trata-se apenas de um meio, em que é necessário aproveitar o quanto é necessário.
Maria Antonia Nascimento Pinto - 18 anos
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 14/07/2021
Alterado em 15/07/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras