Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



O DESPERTAR DA LEITURA 
 
As belezas naturais da nossa capital são indescritíveis: praças arborizadas, parques nativos e morros que atraem e encantam a todos. A garotada traz o colorido à cidade, dando-lhe um aspecto muito especial. Os idosos fazem a alegria ao nos relatarem o passado e embelezam o presente com gestos dóceis e aconchegantes. Nessa tarde outonal, a luz do sol causou um efeito exclusivo, transmitindo-me uma grande alegria e, as águas do Guaíba, um tom azul celestial que lhes conferiu intenso esplendor e paz. 
No momento, caracterizo meus alunos como interessados e críticos. E, frente a esse contexto, sugiro leituras extraclasses e indico exercícios poéticos que, além de avaliarem semelhanças e diferenças, expõem posicionamentos ponderados e lógicos.
Essas atividades também estão centradas no jeito de ser da turma, nas suas características pessoais e nos seus processos comunicativos, considerando como eixos centrais os relacionamentos, as competências e os talentos que apresentam e que os preparam para o futuro. Ao selecionar os livros, diversifico os assuntos, a fim de oportunizar aos jovens situações que retratem as múltiplas faces da sociedade.
A literatura conduz à aprendizagem através da interpretação e de estudos e, por meio de produções textuais, podem demonstrar seus conhecimentos
A leitura é o ponto de partida e chegada para qualquer disciplina. Ponto de partida porque é nela que os alunos descobrem os modos de construção e alicerçam o seu saber; e o ponto de chegada porque, a partir de análises e argumentos, tornam-se capazes de ver e de compreender a vida de um jeito mais sensato e fraterno. 
É gostoso vê-los trabalhar com os erros; buscar suas causas para corrigi-los; manifestar dificuldades e sucessos, compartilhando outros caminhos aptos a projetar-lhes alegria, companheirismo e respeito às diversidades culturais, sociais, políticas e científicas.
A qualidade dos textos do grupo reforça-nos a importância que logrou o nosso trabalho, pois desenvolveu a dicção, o  vocabulário e a sintaxe textual.
 
 
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 23/12/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras