Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos


 
AVENTURA DESASTROSA
 
Há cerca de cinquenta anos, moram no Centro Histórico de Porto Alegre/RS, Helena, com oitenta e nove anos; Luís, noventa e dois; e Maira, noventa e quatro. A história do trio não é nada fácil. Luís está com Alzheimer, estando dependente das irmãs para suas atividades básicas; e Maira, com sérios problemas de artrose.
Helena, com muita dedicação e afeto, cuida dos irmãos. Numa noite, após o jantar, conduziu o irmão ao quarto de dormir; ligou a TV para Maira assistir ao Jornal Nacional; e foi tomar banho. Quando retornou à sala, não a encontrou; deduziu que tinha ido deitar. Sentou-se e ficou atenta às notícias.
Terminado o Jornal, desligou a televisão e foi ver os irmãos. Qual surpresa! Maira não estava no quarto. Correu à porta. Aberta. Desesperou-se, passavam das nove. O portão do prédio, encostado.
Deu uma volta na quadra, ninguém tinha visto Maira. Um taxista, que chegava ao ponto e ouvira o comentário dos colegas, falou:
Há mais de uma hora, uma vovozinha, ao atravessar a rua, caiu e machucou um dos pés. Foi socorrida por um casal que a levou ao Pronto Socorro.  
Helena voltou ao apartamento e avisou Lise, sua sobrinha. Não podia deixar Luís sozinho. Tinham que lhe ajudar.
Lise a tranquilizou, dizendo que já estava a caminho do Hospital.  
Chegando, deu as características da mãe ao recepcionista, que confirmou sua entrada e estar sendo atendida. Esse chamou um funcionário para acompanhá-la.
Maira, ao vê-la, comentou:
– Filha, ao ir à fruteira, caí e quebrei o pé. Lucas e Liége me trouxeram para cá. Os teus irmãos estavam dormindo.
Quem? Luís e Helena.
Lise sorriu. Luís e Helena, seus tios, irmãos de sua mãe; tinha apenas uma irmã. Lucas e Liége eram os nomes de seus netos que moravam em Natal.
Agradeceu ao casal e, tristonha, aguardou o médico concluir o procedimento ortopédico. No mínimo, quarenta e cinco dias engessada.
Pobre Helena! Com um não estava fácil. Dois, uma situação super estressante.
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 03/05/2016
Alterado em 03/05/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras