Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



INQUIETUDES D’ ALMA...
 
Nuvens escuras espalhavam-se pelo céu. Um vento suave embalava as preguiçosas árvores e um ar úmido açoitava meu rosto. Sentei-me próxima à porta onde permaneci por longo tempo, às escuras, tomada de um temor da vida.
A violência está a criar-me obstáculos. Atualmente, pego-me receosa em sair às ruas e desconfiada de tudo e de todos. Tal insegurança é conseqüência das notícias divulgadas nos meios de comunicação. Não sabemos mais onde e quando estamos, realmente, protegidos.
Por trás de belos rostos, demônios; por trás de largos sorrisos, traição; por trás de fortes abraços, mentiras; por trás de dóceis palavras, hipocrisia.
Louise adorava escrever. Bem antes de ser alfabetizada, já dominava essa arte. Por três anos, armazenou, em uma gaveta, pequenas narrativas e alguns poemas. Certo dia, alguém ao ler uma de suas produções colocou em dúvida a sua autoria. Ela ficou bastante triste e magoada. Por que a achavam incapaz de criar belos textos? Ser criança seria um obstáculo? Ou os adultos tinham dificuldades em aceitar que crianças traziam em suas almas habilidades que eles não dominam?
Demônios, traição, mentiras, hipocrisia... como lidar com isso? Por mais que tentasse entender, não conseguiu. Assim, ferida em seu orgulho, decidiu parar de escrever. Era preciso sufocar esse dom que trazia consigo. E, seu primeiro passo foi parar de ler. A partir desse dia, o olhar de Louise e seu modo de ser perderam o brilho e o encantamento.
Ao vê-la, fiquei preocupadíssima. Pareceu-me uma plantinha a caminho da morte. Sua altivez e energia desapareceram. Os adultos haviam absorvido a sua seiva.
Sentei-me ao seu lado e procurei mostrar-lhe que os seres humanos, às vezes, têm atitudes mesquinhas, gerando profundas inquietações à nossa alma, mas, nem por isso, vamos fazer de nossas vidas campos tórridos. Faz-se necessário vermos, por trás de grossas gotas de chuva, um lindo céu azul.
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 30/05/2010
Alterado em 09/01/2014
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras