Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



SÓ NO COMEÇO!
 
A manhã brilhava. O dia estava maravilhoso. O céu era só azul. Os pássaros cantavam; um momento para ficarmos alegres e satisfeitos. A garotada falava ao mesmo tempo. As árvores esguias e antigas davam-nos a ideia de estarmos em um parque florestal. Os canteiros margeados por flores coloridas exibiam brilho e encanto. O ar agradável e campestre levou-me ao universo poético.
Lembrei-me de que, em 2011, ao propor a leitura de haicai numa turma, vários reclamaram por ser um gênero poético originário do Japão, que foi passando por mudanças ao longo dos séculos até adquirir a forma pela qual é hoje conhecido - três versos de 5-7-5 sílabas métricas. Esse se caracteriza pela modéstia, clareza, humor e ironia. Extrai das palavras uma reflexão e é a própria poesia com sutileza, encanto e sedução. Sua principal característica é a síntese.
Os alunos, ao terem contato com os exemplos, passaram a criar os seus poemas. Uns, com mais desembaraço; outros, com receio e medo de não alcançarem a métrica fixada. Os que iam concluindo a tarefa ajudavam os outros. Do nada, todos estavam motivados e o período de Português regou-se de amor e companheirismo, tornando-se um momento acolhedor e agradável.
Foi possível observar, nos trabalhos produzidos, encantamento, magia e beleza, fatores que fascinam a leitura. A meninada, antes resistente às aulas de português, aos poucos foi tomando o gosto e passou a aguardá-las com ansiedade; uma belíssima oportunidade de demonstrarem seus dons.
Leituras e produções levaram vários alunos ao campo lítero-cultural. Inúmeros passaram a integrar coletâneas e antologias regionais, nacionais e internacionais. Alguns eram frequentes nas listas dos premiados em Concursos.
À medida que o tempo passa, nossos jovens escritores aprimoram a habilidade da escrita e, cada vez mais, destacam-se no meio literário entre os veteranos.
Uma vez que as práticas da leitura e da escrita têm trazido resultados inquestionáveis de crescimento, descobertas e, sobretudo, de trocas interpessoais, enriquecendo o meio escolar e social, solicitei aos alunos, a feitura de outras modalidades poéticas, para que seus trabalhos abrilhantassem a sala de aula.
Hoje, posso afirmar que fiz de meu trabalho, um agradável lazer. Abri portas; no entanto, muito tenho a percorrer e semear. Estou só no começo!
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 05/06/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras