Ilda Maria Costa Brasil, Celeiro da Alma

"Sonhar é acordar-se para dentro." Mario Quintana

Textos



À BEIRA DA ESTRADA
 
Cedinho, Luís e Marcela pegaram a estrada rumo à Fronteira Gaúcha. O dia estava brilhante. O céu era só azul e pássaros cantavam harmonicamente; um momento especial para os enamorados. Árvores esguias e antigas margeiam a estrada; cenário natural, embora com toque de empreendimento humano, que lhes dá a impressão de estarem num parque florestal. Flores campestres colorem a natureza e dão-lhe brilho e encanto. A paisagem aconchegante levou-lhes a universos poéticos e românticos.
De repente, surgem, à beira da estrada, duas crianças. Luís freia o carro; descem e vão ao encontro delas. Marcela pergunta-lhes pelos pais. O menino explica que o carro caiu no buraco e eles estão dormindo. Aproximam-se do acostamento e deparam-se com um chocante quadro. Luís liga para a polícia rodoviária e relata o fato. Marcela leva as crianças para o seu carro e lhes oferece um lanche. Esses, depois de comerem, perguntam se os pais vão demorar a acordar. Logo após a chegada da polícia, encosta uma ambulância. Os socorristas agilizam a remoção do casal, pois a situação de ambos é gravíssima. Entre os destroços do carro, é encontrado um celular. Após inúmeras ligações, a polícia localizou familiares dos acidentados no interior de São José do Norte. Tão logo receberam a notícia, disseram-lhes que tinham bastante idade e que não tinham condições de se deslocarem até lá. Luís e Marcela prontificaram-se a levar as crianças à casa de seus avós, mas antes avisaram aos seus pais que haviam alterado a programação a fim de ajudar os pequeninos. Tinham muito a percorrer; São José do Norte fica no extremo sul do Rio Grande do Sul.
A menina, assim que entraram no carro, disse se chamar Paula e, o irmãozinho, Tales. Logo depois, adormeceram. Durante o percurso, mantiveram-se atentos a paisagem e às crianças, as quais pareciam não entender o ocorrido. Numa posição litorânea privilegiada, a cidade, além de oferecer à população e aos turistas muita beleza natural, exibe casarões antigos e seculares onde a arquitetura Colonial Portuguesa está estampada.
Ao chegarem à casa dos avós dos pequeninos, foram carinhosamente recebidos. Seu Manoel contou-lhes que eram as únicas pessoas da família. Dona Maria preparou-lhes um lanche e, enquanto comiam, seu Manoel disse-lhes que São José do Norte fica distante cerca de 370 quilômetros da capital do Estado e que fatos históricos, econômicos e sociais contribuíram para o crescimento da cidade. A economia do Município está apoiada na agricultura, na pesca e no turismo ecológico e litorâneo, sendo a cebola, o arroz e as florestas de pinus, as principais riquezas agrícolas, e o camarão, o mais nobre fruto do mar. Enfatizou-lhes que o diferencial da cidade é a alegria e a simpatia dos seus habitantes.
Luís e Marcela, ao despedirem-se, perceberam, no olhar do casal e das crianças, amor e gratidão; e, num clima fraterno e acolhedor, abraçaram-se, prometendo ligar para saber notícias.
Ilda Maria Costa Brasil
Enviado por Ilda Maria Costa Brasil em 11/07/2015
Alterado em 13/07/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras